Pular para o conteúdo principal

PJFeis expede recomendação às fundações de partido político

 A Promotoria de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social - PJFEis expediu recomendação circular às fundações instituídas por partidos políticos para que destinem os recursos oriundos do fundo partidário às suas atividades fins: pesquisa, doutrinação e educação política.


As fundações de partido político têm por destinação legal 20% do total recebido pelo partido político a título do fundo partidário, que deve ser aplicado às atividades de pesquisa, doutrinação e educação política.

Na recomendação expedida pela PJFEis, as fundações de partido político foram orientadas a dar efetivo cumprimento à missão para as quais instituídas, pois a inatividade, ainda que parcial, pode ensejar responsabilizações.

A PJFEis já obteve condenação judicial de dirigentes de fundações instituídas por partidos políticos em razão da aplicação irregular de recursos.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propostas para enfrentar a crise da água

Photostory Competition on Water, Partnerships and Cooperation recebe propostas para abordagens significativas e inovadoras para enfrentar a crise da água e ajudar alcançar o ODS 6 da Agenda 2030 da ONU. O prazo para envio de proposta 14/02. Para informações, acesse:   https://watersciencepolicy.com/impact/water-partnerships-and-cooperation-photostory-competition

Consuni autoriza a Finatec a apoiar projetos do HUB e da ENAP

O Conselho Universitário – Consuni autorizou a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec, fundação de apoio da Universidade de Brasília, apoiar projetos e iniciativas do Hospital Universitário de Brasília - HUB e da Escola Nacional de Administração Pública - Enap. A autorização foi dada na reunião na última sexta-feira, dia 12. Saiba mais  aqui .

MPDFT pede a destituição de dirigentes de fundação partidária

  A Promotoria de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ingressou com Ação de Destituição de Dirigentes em desfavor do Conselho Diretor da Funsol. O Órgão Especializado alega que está em andamento no TSE processo de incorporação do PHS, partido político instituidor da Funsol, pelo PODE – Podemos, presidido pela Deputada Federal Renata Abreu, o que pode trazer repercussão nos rumos da Fundação, inclusive em razão de sua possível incorporação também das respectivas fundações. Outro ponto argumentativo é a ausência de uma atuação efetiva da Fundação e o atraso na prestação de contas anual. O Ministério Público requer a concessão de liminar para instituição de regime de administração provisória. Processo n. 0732632-05.2019.8.07.0001 (PJe – 6ª Vara Cível de Brasília)